Estado da Inteligência Artificial em 3 anos
Um conhecido pediu ajuda com um trabalho de faculdade sobre como será o futuro com a expensão da IA e nossa conectividade em 3 anos.
Cotidiano
Em 3 anos veremos um aumento exponencial do uso da IA pela população através da inclusão desse tipo de ferramenta em um várias camadas da nossa vida virtual. Desde serviços privados, até opções governamentais.
Haverão IAs treinadas em domínios específicos, desde Defesa do Consumidor, onde cidadãos poderão tirar dúvidas sobre seus direitos com modelos que refletem de maneira oficial as leis e está constantemente atualizado, até automatização de burocracias extremamente tediosas.
O ensino também passará por uma revolução, se revisará o modelo de ensino "pergunta-resposta" onde o aluno apenas decora a resposta ou "copia e cola" material da internet, para um modelo que acredito ser mais importante onde se fomentam perguntas, não respostas. Saber articular uma pergunta, e ser compreendido será um processo muito mais importante não só para lidar com as IAs, mas como um processo cognitivo engrandecedor no processo educativo.
Trabalho
Não se pode negar que alguns postos de trabalho se tornarão redundantes. A tecnologia já tem feito isso consecutivamente há décadas, não há novidades nisso. Contudo, a Inteligência Artificial terá um efeito muito mais proeminente.
Todas as áreas serão afetadas. Atendimento ao cliente (Chat bots), design gráfico (Stable Diffusion), engenharia de software (Code Llama), copywriting (ChatGPT), etc...
Na realidade o que será afetado serão os trabalhos manuais ou repetitivos. Pessoal qualificado, com excelentes fundamentos, que sabem utilizar essas ferramentas para aumentar a sua produtividade, continuarão (muito bem) empregados.
Na nossa área, desde uns 20 anos pra cá se fala no "10x developer", aquele desenvolvedor que era tão eficiente, que conseguia performar como 10 outros profissionais somados. Agora se fala de "100x developer", que é um profissional com tanto conhecimento técnico quanto conhecimento em IAs que é capaz de criar produtos que desbancam empresas inteiras. Esse é o caso do Pieter Levels (criador do Nomad List) que mantém diversos serviços online com faturamento mensal superior a 1 milhão de reais.
Por fim, acredito que haverá uma redução na oferta de empregos consequente de uma massa de trabalhores mais eficientes. A IA é "apenas mais um muro" que os trabalhadores terão que dominar para se qualificar para um mercado de trabalho ainda mais exigente.
Meta análise
Acredito que haverá um retraso na evolução da IA devido à escassez de chips de alta tecnologia gerada pela altíssima demanda por componentes eletrônicos causado pela própria IA quanto pelo mundo pós-COVID onde a necessidade por produtos eletrônicos aumentou vertiginosamente.
Esses chips são utilizados para treinar melhores modelos e são desenvolvidos por pouquíssimas empresas no mundo sendo seu processo completo de produção considerado uma das tecnologias mais complexas em existência.
Outro aspecto a se considerar é o geopolítico, visto que a empresa "por trás" do hardware de IAs (Nvidia) depende de uma fornecedora de semicondutores de Taiwan, que volta e meia está à beira de uma invasão chinesa.
Salvo uma revolução na eficiência energética do processo de treinamento e implementação de IAs, os próximos 3 anos serão de avanços importantes mais focados na sociedade se adequando às diferentes maneiras de se consumir IA do que esta chegar próxima a algo como "Inteligência Artificial Geral", o Santo Graal da atualidade tecnológica, onde teoricamente sua capacidade de compreensão e raciocínio superam as de um humano e aí sim teríamos uma revolução sem precedentes.